Monday, March 20, 2006

Sobre o Domingo: O Deus Oriental nao Descansou no Setimo Dia

Domingo nao e um dia que me incita ao trabalho. Claro, muito do que eu aceito como diversao nao faz parte da forma de entretenimento de muita gente, mas ler, escrever, cinema, exposicoes sao, para mim, atividades extremamente divertidas e relaxantes.
Mas, senao excepcionalmente, nao me lembro de ter tirado um domingo para resolver problemas profissionais. Mais especificamente, equacoes diferenciais econometricas. Em um final de semana “normal”, nao faz parte dos meus passatempos prediletos relacionar Chi-Quadrado com Maximum Likelihood Estimators ou provar Cramer Rao.
Essa, entretanto, parece ser a rotina de diversos colegas orientais. Invariavelmente, vejo a sala de estudos lotada de orientais estudando durante o domingo. Mas costumo ocupar sozinho a mesma sala durante a manha de segunda feira.
E (o que mais me assusta) eles me questionam por que eu me recuso a abrir um livro de estatistica num domingo.
O fato, entretanto, e que minha semana e muito mais intensa (e eficiente) do que a deles. Primeiro, porque e facetada e concentrada. Ou seja, separo hora para estudar, hora para descansar, hora para ler, responder e-mails, escrever... e por ai vai. Eles, por outro lado, simplesmente resolvem suas tarefas priorizando-as: resolvem-nas quando precisam ser resolvidas, quando nao ha mais como postergar. Eu so consigo fazer, simultaneamente, 12 coisas de cada vez (nota: a expressao e de uma ex-chefe do banco).
Por fim, porque depois de um dia de descanso, minha capacidade de processamento aumenta consideravelmente.
Se isso e desejavel? Questao de estilo. Mas que eu produzo mais, nao tenho duvidas! (E eles tambem...)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home