Friday, July 06, 2007

Quantos iPods Voce Vale?

A revista Economist dessa semana trouxe o mais recente calculo do Indice Big Mac. Trata-se do preco de um hamburger, supostamente identico em qualquer canto do mundo, em dolares norte-americanos. Segundo a revista, um Big Mac na Av. Paulista e mais barato (40%) do que o mesmo sanduiche comprador aqui em Namba, bairro de Osaka.

Por outro lado, alguns amigos meus reclamam que nao podem comprar um iPod. No Submarino, o aparelho custa 1100 reais, ou 600 dolares. O mesmo nao custa mais de 120 dolares na Amazon.com e uns 140 dolares na Yodobashi.co.jp.

Diz a teoria economica que diferencas como essas seriam arbitradas. Ou seja, algum Tanaka comecaria a enviar iPods vendidos no Japao para o Brasil e algum Jose comecaria a enviar Big Macs para o Japao.

A teoria, entretanto, nao funciona no mundo real. E economistas sabem disso. Por isso nao reclamam do preco do iPod!

Ha tres grandes falhas nessa teoria, a chamada Teoria PPP (paridade poder de compra, em ingles). Primeiro, ha bens nao comercializaveis, como cortes de cabelo. Nao e porque vc paga quinze reais na esquina da Augusta que os franceses vao lotar voos da TAM so para economizer dez euros.

A segunda falha esta exatamente nos custos de transporte, que tornam a arbitragem proibitiva. Ninguem exporta agua (ou cimento)! E muito caro postar pelos Correios.

Por fim, e esse e o meu ponto, mercados diferentes valorizam coisas diferentes. O Japao produz bicicletas muito mais baratas que o Brasil. Mas ninguem usa bicicletas no Brasil como meio de transporte. Assim, nem que a Mitsubishi quisesse, conseguiria vender no Brasil as chamadas Mama-Chari (uma versao piorada da Caloi Ceci, assim apelidadas porque desenhadas para Maes e porque possuem uma buzina - irritante, devo acrescentar - que faz Chari-Chari, no vocabulario onomatopeico japones).

Entao, se o indice e imperfeito, por que se gasta tanto dinheiro calculando indices como o Indice Big Mac?! Porque esses sao os melhores entre os piores.

Os economistas chamam de proxies. Trata-se de algo que sabemos que nao reflete a realidade, mas nao ha outra forma melhor de se avaliar a realidade senao atraves desses indices, sabidamente imperfeitos, a que chamamos proxy. O Indice Big Mac e uma delas.

O sistema de precos nao e apenas um leilao em que cada um define o que produz e a que preco vender. E uma forma de comparer quanto vale algo em relacao outro algo. Ja parou para pensar quanto voce paga para o seu cabelereiro e quanto voce ganha em quarenta minutos (o tempo que eu gasto para cortar cabelo)? Quantos Big Mac's vc ganha por mes?

Trata-se de um complexo sistema de valoracao em que a sociedade, atraves de subsidios governamentais e desejos de consumo, atribui valores aos bens e services, produzidos internamente ou no exterior.

Assim, o importante nao e o preco do iPod. O importante e que a sociedade brasileira valorize o iPod em tres vezes o valor do salario minimo. Ou um quinto do salario de um economista no Brasil. Assim, se voce quer mesmo ter um iPod, pague. E caro. Porque a sociedade tem outras prioridades que a mobilidade da sua musica.

E, acredite, no Japao, um iPod equivale a 10% do valor do salario de um pesquisador, como eu, valor este que nao esta muito longe do salario minimo japones. Ou seja, no Brasil, eu teria que economizer metade do meu salario para comprar um iPod; no Japao, eu compro com um decimo do meu salario.

Isso significa que a sociedade japonesa julga que um mes de trabalho de um pesquisador vale dez vezes mais que um iPod. Nao significa que meu trabalho vale mais no Japao. Significa que um iPod vale menos no Japao.

Por exemplo, com um preco de um iPod, um japones sai do supermercado, andando, com uma caixa de banana. Quantos caminhoes de bananas vc compra com um iPod no Brasil?

Se voce pode sonhar com um iPod, sonhe feliz. Porque ainda ha muitos brasileiros (aproximadamente 40 milhoes, o equivalente aa populacao do Estado de Sao Paulo) que continuam sonhando com bife a cavalo e batata frita. Quase meio seculo depois da Elis!

(Ah, claro! Nada contra o iPod! Eu to namorando o azulzinho ha meses! Mas eu valorize mais a colecao completa de Machado de Assis ou um tabuleiro de Go!)

(Outra reportagem interessante na mesma edicao da Economist se chama o Oitavo Mandamento. Lembra? http://www.economist.com/world/displaystory.cfm?story_id=9440765)

5 Comments:

Blogger Daniel-san said...

Acabei por aqui, li seu post... Bom para estimular a mente, mas discordo com relação a 2 pontos:

1. água é exportável (o que me diz daquelas águas minerais francesas? E da Malásia, que vende água a Cingapura? Se quiser ir além, pode-se exportar água de forma indireta, junto com um pouco de serviço, uns outros insumos... Ex: produtos agrícolas)

2. iPod no Brasil, como diversos outros produtos importados, são caros por causa de imposto, um elemento que torna o mercado imperfeito. Discordo de você quando diz que o valor que o brasileiro atribui ao iPod é 1100 reais, enquanto o japonês paga 120 dólares, isso é arbitrário.

3. Big Mac's nunca custaram o mesmo valor em todo lugar, por N motivos. Assim, talvez o índice Big Mac seja útil pra analisar um país consigo mesmo, mas comparar com outros países... tá mais pra conversa.

De qq modo, divertidos os posts. Volto mais vezes pra dar uns pitacos.

Abraço

July 08, 2007 6:06 PM  
Blogger fmgoto said...

Daniel, Legais suas colocacoes. Obrigado. Vou tentar te responder enquanto reinstalo o Office!

1 A agua a que me referia e a agua que bebemos em casa. Perrier sao exportadas, claro, pelo valor agregado superior aos custos de transporte. Indiretamente, a melhor forma de se exportar agua que eu me recordo seria enriquecendo uranio ou eletrolise do oxido de aluminio!

2 O imposto e uma das formas com que uma determinada sociedade avalia o valor dos bens. E incrivel como o Brasil nao possui um imposto sobre grandes fortunas (o IGF), por exemplo, nao?

3 O Big Mac e o produto mais homogeneo internacionalmente. E simplesmente a forma @menos pior@ que os Economistas encontraram para comparacoes internacionais.

Eu comecei a escrever alguns textos sobre teoria economica exatamente para explicar para alguns amigos nao-economistas que se interessam por temas, digamos, puramente economicos!

Voce nao me pareceu um Economista. Entao, por favor, se vc nao entendeu, e porque eu nao fui claro o suficiente! Pitaca mesmo que eu agradeco! Abraco.

July 08, 2007 6:55 PM  
Blogger Daniel-san said...

De volta...

1. Seus exemplos de água para exportação são bons também, mas ainda tem o caso da Malásia, que exporta água de torneira pra Cingapura. ;)

2. Não concordo muito com a sua afirmação aqui. Como alguém formado em Relações Internacionais e Ciências Políticas (já respondendo sua pergunta sobre minha formação), vejo os impostos mais como resultado de um processo político onde setores da sociedade querem garantir as suas rent-seeking actvities. [quase todo] O resto é balela!

3. Discordo outra vez: o que você me diz da Coca-cola? E de commodities? A escolha do Big Mac tem algumas razões de ser, mas também algumas críticas. Mas o seu ponto mais positivo é que torna a taxa de câmbio "mais digestível". Aliás, tudo começou como uma brincadeira.

Eu não sou economista, mas estudei um pouco de economia, o suficiente pra ficar dando pitacos, hehe!

Até mais.

July 09, 2007 5:54 PM  
Blogger fmgoto said...

1 Vamos ver se eu mato a questao 1 substituindo agua por areia. Consigo te convencer? E so um exemplo de um bem que nao e exportavel pelo valor infimo em relacao aos custos de transporte.
2 Como todos os conceitos em economia dignos de um Nobel, Rent Seeking tb esta baseado em modelagem matematica e filosofica (teoria dos jogos). Isso significa que, aceitando premissas em relacao ao comportamento humano (o egoismo, por exemplo), chega-se a um resultado matematico de que cada individuo buscara maximizar seu objetivo (em Economia, utilizamos a medida Utilidade - veja como somos criativos!). Assim, o Rent Seeking tb e um processo social, restrito a um sistema de regras - formais ou nao - tb socialmente definido. Logo, impostos tb sao definidos socialmente, ianda que de forma bastante indireta. Nao gostou do Celso Amorim? Votasse no Serra e ele te daria mais 8 anos do outro Celso (o Laffer)! 3 O problema da Coca Cola e de outras commodities e que nao sao produzidas em qualquer lugar e que nao costumam ser bens de consumo final "normais". O xarope costuma ser importado, nao se compra aluminio na mercearia do Ze e muitos paises nao produzem, por exemplo, petroleo. O Big Mac e um produto de consumo final, encontrado em qualquer esquina e produzido com materia prima (em grande medida) produzida internamente. Assim, nao sofre alteracoes de precos externo.

Para diversas questoes, eu acho qeu a Teoria das Relacoes Internacionais e muito mais util do que a Economica. Mas taxa de cambio nao e uma delas. Mas a economia nao consegue explicar, por exemplo, as taxas alfandegarias. No final, entretatno, Economistas tendem a ver as Relacoes Internacionais como um ramo da Economia.


Cara, eu poderia jurar que vc era um colega da Farmacia!

July 13, 2007 5:08 AM  
Blogger Daniel-san said...

Posso continuar falando? Quando cansar avisa. ;)

Eu entendo e concordo com a lógica dos nontradable goods (esqueci o termo em português), só não concordo com os exemplos que você tinha usado. Os avanços tecnológicos e na área de transportes fazem com que nossos exemplos precisem ser atualizados.

Com relação ao rent seeking, acho que você fez uma confusãozinha:

"In economics, rent seeking occurs when an individual, organization, or firm seeks to make money by manipulating the economic environment rather than by making a profit through trade and production of wealth. The term comes from the notion of economic rent, but in modern use of the term, rent-seeking is more often associated with government regulation than with land rents."

Ou seja, rent seeking não se restringe a cada indivíduo querer maximizar sua utilidade, como a sua explicação sugere. Rent seeking vai além disso.

Com relação à Coca Cola, acho que seja um exemplo infeliz, pelo fato do mercado de goma arábica ser imperfeito, existindo praticamente um monopólio por parte do Sudão.

Mas o Big Mac também tem seus problemas: em muitos países, o custo relativo de comer no McDonald's é mais caro que um restaurante local; a demanda por Big Mac varia muito de país pra país (por razões culturais); o McDonald's e o competição que enfrenta, os importos que paga e seu status social pode não ser representativo da economica como um todo.

Contudo, o ponto que considero mais relevante pra criticar o índice Big Mac é o seguinte: não há razão pra um nontradable good custar o mesmo em todos os países. O Big Mac é usado porque alguém começou, o povo achou divertido e pronto.

Nos dias de hoje, a Economia Política faz a ligação entre Política, a origem das Relações Internacionais, e a Economia. Dado a complexidade das coisas, exceto nas ciências naturais, não se consegue explicar quase nada com base somente em um ramo do conhecimento.

Por fim: eu farmacêutico? Sai de mim, hehe! Prefiro a imprecisão da Política e das Relações Internacionais, é muito mais divertido!

July 13, 2007 12:59 PM  

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