Monday, July 23, 2007

Um Plano Cruzado no Zimbabue

Eu nao acompanhei de perto. Mas a Business Week dessa semana publicou uma reportagem descrevendo em termos gerais o plano de estabilizacao economica do Mugabe, o representante de Zimbabue (eu nao sei se e um presidencialismo ou um parlamentarismo).


Mas o mais engracado e que se trata, dadas as poucas descricoes da revista, de um plano semelhante ao Plano Cruzado (de novo, eu nao tenho mais informacoes!). E a noticia, na verdade e como se pode esperar do estilo da revista, divulgava a restricao de oferta: o cara colocou nas ruas policiais para prender aqueles que desrespeitassem as regras de indexacao dos precos. Em portugues, quem tentasse vender acima do preco estabelecido pelo governo, seria preso.


Em 1987, o entao presidente Jose Sarney tentou combater a inflacao com o congelamento de precos, que ficou conhecido como Plano Cruzado. Ele convocou a populacao, em televisao aberta e nacional, para ajudar a fiscalizar aqueles que tentassem vender acima do preco estipulado pelo governo. Os orgulhosos fiscais do Sarney.


Nao colou. O brasileiro (e agora os zimbabuenses) criaram o mercado paralelo. O mercado oficial, fiscalizado pelos fiscais do Sarney, desapareceu. Ninguem vendia nada sem o agio do mercado paralelo.


Engracado como a historia e ironica: Mugabe e conhecido, entre outros, pelo desprezo por aqueles que intitula "bookish economists"! Ele nao nos entende. Mas nao e possivel simplificar regras monetarias para um leigo. O mercado financeiro nao e formado por leigos.

Simpatizante ou nao da teoria economica, o lider zimbabuense ao menos podia ter aberto os livros de historia! Nao e preciso entender contabilidade nacional para saber que nao e possivel impor precos e quantidades simultaneamente em uma economia capitalista. Nem no Zimbabue!

1 Comments:

Blogger Zé Ricardo M. said...

O Plano Cruzado é de 1986, Fábio.

No mais, o Chávez também está tentando isso na Venezuela, e, como a teoria e a história e qualquer noção de bom senso mostram, não tem funcionado...

August 17, 2007 4:28 AM  

Post a Comment

<< Home