Bernouille e War
O War e um jogo interessante. Ele envolve nao apenas uma ou outra competencia, mas um equilibrio de diversas. O vencedor nao e aquele que tem o raciocinio mais logico (como o Xadrez), a memoria masi precisa (como o Bridge), mais poder de negociacao (como o Pokker) ou mais sorte (como a Roleta).
Existe, entretanto, uma regra estatistica que muitos desconhecem. Para se determinar se vc consegue ou nao conquistar um territorio, basta calcular o resultado esperado. Os estatisticos chamam de "esperanca de sucesso em jogos repetitivos de eventos independentes". Explico.
Vamos analisar uma forma simplificada (a modelagem completa exige um conhecimento estatistico um pouco mais avancado que a algebra simples que eu vou usar). Imagine que, em vez de se jogar tres dados de cada vez, jogassemos apenas um dado de cada vez. Ou seja, a cada jogada, o atacante joga um dado e o defensor joga um outro dado. O atacante vence se tirar um numero estritamente maior que o defensor (isto e, o empate e do defensor).
Seja
X = Numero de exercitos inimigos;
N = Numero de exercitos que vc tem para atacar;
P = Probabilidade de sucesso (probabilidade do seu dado ser maior que o dado do oponente);
A esperanca de X, E(X), ja foi calculada por um cara chamado Benouille.
[Calculo Errado! Ja corrijo isso!]
Assim, o numero de exercitos que vc precisa para atacar um territorio com X exercitos equivale a
[Calculo Errado! Ja corrijo isso!]
Imagine, por exemplo, que seu primo tenha 20 exercitos no Oriente Medio e vc quer saber se os seus 30 exercitos sao suficientes para invadir o Oriente Medio, um dos pontos mais disputados do jogo.
[Calculo Errado! Ja corrijo isso!]
Assim, vc precisara de ?? exercitos (??) exercitos para estatisticamente ganhar os 20 exercitos. Espere mais uma rodada!
Diferente do Jogo da Velha (e a partir da semana passada, do Jogo de Damas), o War ainda nao e um jogo vencido. Ou seja, ainda nao conhecemos uma estrategia que possibilite a vitoria independentemente do primeiro movimento do adversario.
Em grande medida, pq a estatistica e apenas parte do jogo. A vitoria depende de estrategia de combate (quais territorios atacar em que sequencia contra quais jogadores), o que a Teoria dos Jogos ainda nao conseguiu mapear completamente.
Mas conhecer as propriedades estatisticas do jogo e uma desculpa a menos para culpar a distribuicao inicial das cartas!
Existe, entretanto, uma regra estatistica que muitos desconhecem. Para se determinar se vc consegue ou nao conquistar um territorio, basta calcular o resultado esperado. Os estatisticos chamam de "esperanca de sucesso em jogos repetitivos de eventos independentes". Explico.
Vamos analisar uma forma simplificada (a modelagem completa exige um conhecimento estatistico um pouco mais avancado que a algebra simples que eu vou usar). Imagine que, em vez de se jogar tres dados de cada vez, jogassemos apenas um dado de cada vez. Ou seja, a cada jogada, o atacante joga um dado e o defensor joga um outro dado. O atacante vence se tirar um numero estritamente maior que o defensor (isto e, o empate e do defensor).
Seja
X = Numero de exercitos inimigos;
N = Numero de exercitos que vc tem para atacar;
P = Probabilidade de sucesso (probabilidade do seu dado ser maior que o dado do oponente);
A esperanca de X, E(X), ja foi calculada por um cara chamado Benouille.
[Calculo Errado! Ja corrijo isso!]
Assim, o numero de exercitos que vc precisa para atacar um territorio com X exercitos equivale a
[Calculo Errado! Ja corrijo isso!]
Imagine, por exemplo, que seu primo tenha 20 exercitos no Oriente Medio e vc quer saber se os seus 30 exercitos sao suficientes para invadir o Oriente Medio, um dos pontos mais disputados do jogo.
[Calculo Errado! Ja corrijo isso!]
Assim, vc precisara de ?? exercitos (??) exercitos para estatisticamente ganhar os 20 exercitos. Espere mais uma rodada!
Diferente do Jogo da Velha (e a partir da semana passada, do Jogo de Damas), o War ainda nao e um jogo vencido. Ou seja, ainda nao conhecemos uma estrategia que possibilite a vitoria independentemente do primeiro movimento do adversario.
Em grande medida, pq a estatistica e apenas parte do jogo. A vitoria depende de estrategia de combate (quais territorios atacar em que sequencia contra quais jogadores), o que a Teoria dos Jogos ainda nao conseguiu mapear completamente.
Mas conhecer as propriedades estatisticas do jogo e uma desculpa a menos para culpar a distribuicao inicial das cartas!
1 Comments:
Pois eh... Confiar apenas em calculos estatisticos faz uma pessoa ficar com raiva quando manda 30 exercitos pra cima do Oriente Medio com apenas 5... E so consegue eliminar UM exercito inimigo!!
(Isso ja aconteceu comigo)
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